sexta-feira, 21 de outubro de 2011

CONCURSO PREFEITURA MUNICIPAL DO CRATO/CE

O edital do concurso público da prefeitura do Crato está sendo publicado nesta sexta-feira 21 de outubro, nos principais órgãos de comunicação do Cariri, inclusive no site oficial da prefeitura www.crato.ce.gov.br e no Diário Oficial do Município. As inscrições vão estar abertas a partir da próxima terça-feira, dia 25 de outubro, no Teatro Municipal Salviano Arrais Saraiva, na Rua José de Alencar, próximo ao calçadão, centro da cidade e se encerrarão no dia 8 de novembro.

O valor da taxa varia de acordo com a função escolhida pelo candidato que vai de R$ 40 reais a R$ 100 reais, distribuídas entre as categorias de níveis médio, fundamental e superior. As inscrições deverão ser feitas no Teatro, das 9 horas às 13 horas, e a taxa de inscrição deve ser paga em banco ou através de transferência bancária.

O edital mantém o concurso para 360 vagas. Só para professores são aproximadamente 130, além de analista ambiental, distribuídos nas categorias de agrônomos, geólogos, biólogos, engenheiro civil. Auxiliar cuidador social, auxiliar de enfermagem, agente administrativo, fiscal de tributos e muitos outros. Os aprovados serão convocados logo após a homologação do concurso, disse o Secretário de Planejamento e Administração, Christiano Siebra, que garantiu também o chamamento, caso haja necessidade, de alguns classificáveis.

O secretário informou que trabalha com a estimativa de oito mil candidatos inscritos e se isto acontecer o concurso terá uma média de 22 concorrentes para uma vaga, “o que seria um índice razoavelmente baixo”, disse Cristiano. Este é o quarto concurso público municipal realizado pelo prefeito Samuel Araripe, no seu sétimo ano à frente da administração. Sua meta, segundo disse, é deixar a prefeitura, em 31 de dezembro de 2012, com todos os servidores municipais devidamente concursados.

http://www.crato.ce.gov.br/index.php/planejamento-e-administracao/543-edital-de-concurso-publico-para-360-vagas-na-prefeitura-do-crato-sera-publicado-nesta-sexta-e-inscricoes-comecam-na-proxima-terca-feira

Como os sites de compra coletiva funcionam? - Superinteressante

Como os sites de compra coletiva funcionam? - Superinteressante

sábado, 15 de outubro de 2011

Proposta de Administração de Sites de Vídeos!!!

Olá pessoal!

 Recebi mais uma vez, e'mail com a proposta abaixo, e mais uma vez, fiquei com pé atrás. O que vocês acham?
Dessa vez, no entanto, assinado por outra pessoa: Sebastian Guenardo.

Olá,
Espero que se encontre bem. A minha colega Vicky entrou em contacto consigo por e-mail em Janeiro sobre o seu blog, e disse-lhe que estaríamos interessados em tê-lo como Gestor de Site do site de vídeos Juazeiro: juazeiro.vi

Posto isto, estou a entrar em contacto consigo porque estamos num ponto de viragem da [City].vi :

• A nossa comunidade de Gestores de Site atingiu 400 membros há alguns dias atrás, principalmente oriundos de blogs, que estão a trabalhar connosco na melhoria dos sites.

• O design e as características dos sites foram melhorados.

• As pessoas e os Gestores de Site podem agora colocar directamente os respectivos vídeos nos sites (não apenas incorporando-os)

• As empresas podem agora apresentar todos os seus produtos e serviços.

• Os Gestores de Site podem ter facilmente representantes promocionais locais sem qualquer compromisso com os mesmos. A nossa oferta para o cargo de Gestor de Site mudou e agora adequa-se perfeitamente às expectativas de todos: às suas, às nossas e às dos visitantes da rede.

Como já entrámos em contacto consigo há vários meses atrás, relembramos-lhe aqui rapidamente o quão abrangente é a visão da [City].vi :
A [City].vi visa dar um acesso directo a informações de qualquer cidade do mundo quando escrever "cityname".vi directamente como endereço de website. Depois não haverá mais necessidade de ir ao Google para saber informações locais nem de navegar em qualquer tipo de websites. Poupa tempo e energia.
Pense numa cidade mundial e experimente directamente na sua barra de endereços: "cityname".vi

As redes sociais permitem às pessoas terem o seu principal espaço online, mais cedo ou mais tarde será igual para as cidades: cada cidade mundial terá um espaço online principal onde todas as informações locais estarão disponíveis, um espaço com um acesso directo, utilizando o mesmo modelo para todas as outras cidades, uma espécie de facebook para as cidades... Porquê? Porque, conforme explicado, isto poupa tempo e energia.

Por um lado, a Wikipedia não está longe disto, mas enquanto enciclopédia não pode cumprir todas as expectativas para um espaço de cidades como este. Por outro lado, a [City].vi foi criada com este objectivo. A [City].vi baseia-se em vídeos, destina-se a cobrir notícias e eventos locais, oferece às empresas locais a oportunidade de apresentarem os seus produtos e serviços e permite que os Gestores dos Sites tirem um rendimento do respectivo site (+ características adicionais na preparação).


A nova [City].vi para Gestores de Site:

•As novas possibilidades de receitas permitem-lhe tirar rendimentos do seu site.

•Ainda assim há um custo para se tornar Gestor de Site, mas é fixo e baixo comparativamente ao que o seu site lhe permite ganhar.

•Todos os lucros gerados pelo seu site são seus, por isso trabalha para si mesmo e para mais ninguém.

Poderemos ter contactado outros bloggers de Juazeiro para gerirem juazeiro.vi. Por isso se estiver interessado seja rápido a adquirir os direitos de Gestão do site.

Descubra todos os pormenores sobre a nova [City].vi clicando nas hiperligações abaixo:
Qual o custo para se tornar Gestor de Site de juazeiro.vi?
Fontes de rendimentos enquanto Gestor do Site
Back office dos Sites [City].vi
Sobre nós
Visão

terça-feira, 11 de outubro de 2011


Al Gore | entrega do Prêmio Eco 2006


http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=d6iVZxh4eMo
Afinal, o que é sustentabilidade?


Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/conteudo_474382.shtml

Por Luiz Carlos Cabrera
Sustentabilidade é a palavra que mais se ouve e se lê por aí — na administração, na economia, na engenharia ou no Direito. Mas, afinal, o que significa sustentabilidade? Como bom mentor, vou tentar explicar de forma simples o conceito que já faz parte da vida moderna. Em primeiro lugar, trata-se de um conceito sistêmico, ou seja, ele correlaciona e integra de forma organizada os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade. A palavra-chave é continuidade — como essas vertentes podem se manter em equilíbrio ao longo do tempo.

Quem primeiro usou o termo foi a norueguesa Gro Brundtland, ex-primeira ministra de seu país. Em 1987, como presidente de uma comissão da Organização das Nações Unidas, Gro publicou um livreto chamado Our Common Future, que relacionava meio ambiente com progresso. Nele, escreveu-se pela primeira vez o conceito: “Desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades”. Note que interessante: a proposta não era só salvar a Terra cuidando da ecologia, mas suprir todas as necessidades de gerações sem esgotar o planeta. “Nem de longe se está pedindo a interrupção do crescimento econômico”, frisou Gro. “O que se reconhece é que os problemas de pobreza e subdesenvolvimento só poderão ser resolvidos se tivermos uma nova era de crescimento sustentável, na qual os países do sul global desempenhem um papel significativo e sejam recompensados por isso com os benefícios equivalentes.”

Parece que Gro Brundtland adivinhava a crise recente das economias do norte e já salientava o papel dos países emergentes, como Brasil, China e Índia. Para você, vale lembrar que a sustentabilidade se aplica a qualquer empreendimento humano, de um país a uma família. Toda atividade que envolve e aglutina pessoas tem uma regra clara: para ser sustentável, precisa ser economicamente viável, socialmente justa, culturalmente aceita e ecologicamente correta. O desafio é enorme, envolve várias gerações e, por isso, você precisa estar ligado no tema.

Luiz Carlos Cabrera é professor da Eaesp-FGV, diretor da PMC Consultores e membro da Amrop Hever Group 


quinta-feira, 25 de agosto de 2011

www.gestaoemvendas.com.br


Gestão em Vendas

Textos e ferramentas para aumentar vendas, fidelizar clientes e melhorar resultados.

Edição Nº 353 24 de agosto de 2011

Ao contrário da maioria das profissões hoje, a área de vendas oferece muitas oportunidades àqueles que desejam agir, de certa forma, com autonomia e independência. É a única profissão em que as pessoas são avaliadas pela sua performance financeira.

Numa carreira, então, que as oportunidades são enormes, os salários (quando há talento e esforço para tal) altíssimos e há liberdade pessoal em relação ao tempo e como cuidar do ganho financeiro, por que será que há tantos problemas no recrutamento de vendedores? As pessoas que vêm para as vagas nem sabem exatamente o que é atender o cliente como consultores? E por que, mesmo quando são “boas” e selecionadas, é tão difícil retê-las?

Bem, a questão é que, apesar de muita promissora para quem tem sede de sucesso, a área de vendas não é para qualquer um. Não é qualquer tipo de profissional que saberia lidar com as pressões de metas, com clientes irritados ou mesmo conseguir conciliar a vida profissional em vendas sem comprometer a vida pessoal, levando para casa as microatividades do trabalho – a ver, principalmente, os representantes comerciais.

Segundo Herb Greenberg, Harold Weinstein e Patrick Sweeney, autores de As 5 qualidades do supervendedor, “é preciso um tipo especial de indivíduo para obter sucesso em vendas. Em primeiro lugar, os vendedores têm uma maneira própria de olhar o mundo, percebem oportunidades onde outros veem rejeição. Caras feias não levam ao desânimo, são algo a ser mudado. Vendedores veem desafios onde outros enxergam obstáculos. É por isso que eles precisam confiar em si mesmos. Os melhores que conhecemos têm um profundo conhecimento de si mesmos, por isso sabem lidar com facilidade com seus pontos fracos”.

Entendido que se, para ser vendedor, já não é uma tarefa fácil, que dirá para ser um supervendedor, aquele que se destaca dos demais, tanto em termos de vendas como em relacionamento e atendimento ao cliente. Por isso, na revista VendaMais, já há algum tempo, tentamos o ajudar a entender quais são as características fundamentais a um supervendedor, na seção mensal dedicada exclusivamente para isso.

E, nesta edição da Gestão em Vendas, queremos lhe mostrar cinco qualidades, definidas pelos autores do livro, que todo vendedor que almeja ser supervendedor deveria ter. Acompanhe, a seguir, e veja quem em sua equipe as tem ou se você mesmo precisa desenvolvê-las em sua atuação em vendas.

1. Empatia;

A primeira qualidade para o sucesso em vendas é a empatia, definida como a capacidade de perceber as reações do próximo, a fim de avaliar precisamente o que pensam e o que sentem. Empatia não envolve necessariamente concordância com os sentimentos dos outros, mas saber quais são os sentimentos ou ideias deles.

Portanto, para vender com eficácia, é preciso entender como o cliente, ou prospect, sente-se enquanto
mantemos nosso próprio senso de identidade, as metas e os objetivos a que nos propusemos. Entender
as necessidades individuais de cada cliente e vender-lhes a solução adequada faz parte do processo
de construção em etapas, que começa com com alguém bastante empático para, de fato, ouvir o que
é dito e sentir as necessidades do cliente potencial, incluindo o reconhecimento de objeções e motivos
secretos, não somente aqueles declarados.

2. Ego-drive

Por que vendedores optam por sê-los, em vez de atuarem em áreas nas quais as “ondas são mais
tranquilas”? Por que suportam rejeições, em vez de evitá-las? Bem, a resposta é ego-drive, uma
qualidade especial que faz o vendedor querer e precisar realizar uma venda de forma bem pessoal.
Eles sentem a necessidade de a venda ser feita.

Assim, o cliente está ali para ajudá-lo a satisfazer uma necessidade pessoal. Para o bom vendedor, ouvir o cliente dizer sim é um meio poderoso para aprimoramento do ego. Se o sim envolve comissão, é muito menos relevante do que o próprio sim. A maneira como as pessoas se veem está por trás da ambição e da motivação delas. Buscamos aprovação, queremos ser aceitos, gostamos do reconhecimento dos colegas pelo trabalho benfeito.

3. Orientação para o atendimento

Em muitas funções de vendas, há outra força motivadora atuando paralelamente ao ego-drive: a motivação para servir. O indivíduo orientado para o atendimento, assim como aquele com a necessidade de persuadir e ouvir o sim para obtenção de satisfação pessoal, alcança a mesma satisfação com um “muito obrigado”, “você fez um bom trabalho”, “gostei do que fez”.

Na maioria das vezes, essas duas forças motivacionais não existem no mesmo indivíduo, mas o fato é
que, segundo os autores, o sucesso em vendas exige cada vez mais que o profissional tenha, no mínimo,
algum grau dessas motivações. Se em determinadas situações ambas forem exigidas, mas o vendedor só
tiver uma, o resultado certamente será o fracasso.

4. Cautela

Há dois tipos de vendedores com motivações bem diversas. Há aqueles cuja cautela é “internadamente
controlada” e aqueles em que ela é “externadamente controlada”. No primeiro caso, são indivíduos que
atingem metas e completam tarefas como expressão de si mesmos. Minuciosos, são firmes, determinados
e inflexíveis. Eles têm um impulso interno para trabalhar uma hora extra por dia – que nem percebem
passar.

E, no segundo caso, em que a cautela é controlada externadamente, os indivíduos são muito cuidadosos
e ansiosos. Preocupam-se com coisas a serem feitas dentro dos padrões. Enfim, são orientados
por regras e por expectativas determinadas pelos outros. Esse tipo de indivíduo minucioso precisa
receber ordens quanto ao que fazer e como. Em vendas, a vantagem é o tipo de cautela interna,
pois, em geral, esses profissionais são mais fáceis de serem gerenciados, já que são mais exigentes
consigo mesmos.

5. Força do ego

A força do ego é o ponto até onde o indivíduo basicamente gosta de si mesmo.É quando recebe uma
rejeição, se tem a determinação/força para superála. Se ele tem uma grande força do ego, então o fracasso
poderá motivá-lo em direção à próxima tentativa de venda, porque ele, embora frustrante, não destrói a visão positiva que esses vendedores têm de si mesmos.

Veja que essas qualidades não são encontradas em qualquer pessoa. Na hora de contratar um novo
profissional para a sua equipe, ou na hora de avaliar seus atuais vendedores, você pode usar essas qualidades como referência. Elas certamente não dão 100% de garantia de que um vendedor vá atingir
as metas todos os meses – e até superá-las –, mas certamente lhe darão maiores probabilidades de um
vendedor se tornar super.

Livro: As 5 qualidades do supervendedor

Autores: Herb Greenberg, Harold Weinstein e Patrick Sweeney

Editora: Campus/Elsevier

Colaboração: Joice Lemes

UFRC

O Ministério da Educação ainda não nomeou a comissão e seu respectivo presidente para coordenar os trabalhos de criação da Universidade Federal da Região do Cariri, sob a tutela da Universidade Federal do Ceará (UFC). O reitor dessa entidade, Jesualdo Farias, explicou que a elaboração de todo esse projeto da UFRC não acontece da noite para o dia e aponta o primeiro semestre de 2014 como prazo para a instalação.

Como juazeirense que é, ele ainda comemora a assinatura do ato de criação da Universidade Federal do Cariri pela presidente Dilma Rousseff no último dia 16 de agosto em solenidade no Palácio do Planalto. Ele esclarece que essa comissão será a responsável pela elaboração de todos os projetos necessários para o funcionamento da instituição.

Segundo diz são os projetos político-pedagógico, definição dos cursos e das políticas institucionais, quantitativo de professores, alunos e servidores técnicos administrativos, orçamento inicial e detalhes com relação ao projeto para as obras do Campus da UFRC. Outro detalhe, de acordo com Jesualdo, é a distribuição de cursos em Juazeiro, Crato e Barbalha, além dos Campi de Brejo Santo e Icó.

miseria.com.br/index.php?page=noticia&cod_not=61828


quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Como fazer o network de Redes Sociais funcionar?

Como fazer o network de redes sociais funcionar?




Muito se fala sobre Network, Contatos, Habilidade de Socialização e a importância de se conhecer o máximo possível de pessoas influentes. Quando se ouve algo vago como isso, logo se pensa, preciso conhecer as pessoas com maior poder aquisitivo, os formadores de opinião de cada grupo ao qual se faz parte; certo? Sim, mas isso é só o começo.


Quando alguém se limita a “conhecer” pessoas, seu network é como um torre de cartas de baralho, qualquer ventinho e adeus contatos. É muito fácil apertar o botão esquerdo do mouse e adicionar o máximo de pessoas possíveis nas redes sociais. Mais fácil ainda ser aceito, afinal todos querem ter um “status’’ através de muitos contatos. Quem supera mil amigos provavelmente é a pessoa mais popular da turma, mas eu volto a perguntar: O Network é isso?


Ao escrever o termo Networking em sites de busca, em primeiro lugar temos como resultado, o site mais famoso do mundo de definição de palavras, pessoas, países, etc. A explicação ao termo Networking é a seguinte:


Networking é a união dos termos em inglês “Net”, que significa “Rede“; e “Working”, que é “Trabalhando“. O termo, em sua forma resumida, significa que quanto maior for a rede de contatos de uma pessoa, maior será a possibilidade de essa pessoa conseguir uma boa colocação profissional.



Pois bem, se Networking é a definição do ato de se relacionar para se colocar bem profissionalmente, o que estão pensando as pessoas que adicionam indiscriminadamente pessoas desconhecidas em redes sociais, postam bobagens o dia inteiro e ainda julgam que estão fazendo Networking?



O problema principal é que o termo foi deveras popularizado e simplificado. Networking eficiente não é esse visto diariamente na internet, nos bares e nas ruas. O que você faz com cada contato que você adiciona só porque possuem um amigo em comum? Ao se estudar profundamente as relações humanas e o termo em questão, percebemos que a exploração dos resultados é o mais importante para se atingir quaisquer fins desejados.



Quando você conhece alguém, você precisa saber quais são seus interesses, gostos, como se diverte, com o que trabalha e com o que gostaria de trabalhar. A partir deste momento você precisa juntar as peças do quebra-cabeça e fazer a ligação entre seus contatos, assim como um sistema de informação de uma empresa.


Onde quero chegar? Para TER um Networking eficiente, você precisa FAZER Network. Está num bar comemorando o aniversário de um amigo e lá conheceu um advogado empresarial? Avalie a seriedade e capacidade daquele profissional, depois de fazer sua avaliação e obter um parecer qualificado, busque na sua memória os seus outros contatos que possivelmente se interessariam pelos serviços prestados por este novo amigo. Depois faça as recomendações e indicações necessárias.



Dia após dia vemos pessoas, amigos e conhecidos nos falando sobre algo que estão precisando e nos calamos mesmo tendo a solução porque não sabemos fazer a organização desses dados em nossas cabeças e não nos organizamos suficientemente para fazê-lo de forma efetiva.



Do que vale então ter 100 mil “amigos” em sites de relacionamento se você não está fazendo uso disso?



O erro está nas pessoas pensarem que as coisas acontecem por osmose. Um emprego aparecerá na minha porta porque tenho muitos contatos nas minhas redes. Ou serei chamado para todos os eventos porque eu tenho o contato de todo mundo na internet, conheço pela net, vários promoters, donos de bares, etc. Até os bares e restaurantes são adicionados muitas vezes não porque as pessoas gostam de freqüentar aquele lugar mas sim atrás de uma tentativa sem sentido de adicionar o máximo de “coisas” possíveis.



Não é assim que se consegue trabalho. Não é assim que se fazem amigos e com certeza não é assim que se estará fazendo Networking. Você precisa medir suas prioridades, avaliar sua postura social, definir qual seu objetivo e estabelecer qual caminho de ações o levará a atingi-lo. Não estou dizendo para não adicionar pessoas que você tem interesse em fazer amizade. Estou dizendo que adicionar uma pessoa ou até mesmo conhecer uma pessoa só por conhecer, só pra contar mais um, não fará diferença no seu Network.



Gere contatos e gere negócios a seus contatos. Conhece um advogado empresarial e um dono de empresa? Junte os dois. Conhece um engenheiro e um amigo que quer construir uma casa? Faça as apresentações. Conheceu um Consultor Imobiliário e tem amigos querendo fazer investimento? Indique. Conhece alguém com fome e um dono de lanchonete? Vá à lanchonete com ele.



Saliento que antes de fazer qualquer indicação você precisa analisar o perfil, caráter e profissionalismo das pessoas antes de indicar, pois será a sua indicação. Sua imagem, reputação e responsabilidade estarão ligadas ao resultado gerado pela indicação.


Resumindo, tenha cuidado com o que você posta nas redes sociais, conheça sim o máximo de pessoas possível, mas lembre-se de que Networking eficiente é quando você faz Network para sua rede de contatos!

Artigo escrito por: Augusto Entringer








segunda-feira, 11 de julho de 2011

Talvez muitas pessoas ainda não saibam, mas no final de 2008 foi aprovada a Lei Complementar 128/08 que altera o Estatuto das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.
Sendo uma das grandes novidades a criação do MEI – Microempreendedor Individual, que entrou em vigor a partir de julho de 2009.

Com isso, todos os empreendedores individuais podem minimizar os problemas oriundos da informalidade, tais como: A falta de comprovação de renda; a falta de comprovante da compra de suas mercadorias e, principalmente, a falta dos benefícios socais decorrentes de contribuição previdenciária.

Fica a dica!!

domingo, 22 de maio de 2011

Processo Seletivo Google

O Google está recrutando, pela primeira vez, estudantes brasileiros para integrarem o programa de estágio da companhia. Os interessados devem ter previsão para conclusão do curso no final deste ano, além de falar inglês fluentemente e ter disponibilidade para trabalhar em São Paulo.
Ao todo são 24 vagas disponibilizadas para diversas áreas de nível superior, desde marketing, finanças e RH até vendas, de forma que candidatos de qualquer curso superior podem concorrer. Caso os estagiários obtenham desempenho satisfatório, podem ser efetivados nos quadros da companhia, uma das marcas mais valiosas do mundo, após o programa.

Não foi informado o valor da bolsa, mas a empresa garante que é acima do valor de mercado, embora a expectativa que se procura no estagiário seja a oportunidade de desenvolvimento, e não o salário, de acordo com a porta-voz do setor de RH. Também há seguro de vida e saúde, alimentação, vagas em estacionamento ou auxílio-transporte, dentre outros benefícios.

As inscrições estarão abertas até o dia 8 de junho. Os aprovados no processo seletivo devem iniciar o estágio no primeiro dia de agosto. O Google pretende abrir outros programas de estágio nos próximos anos.

Juá Forró 2011 - Festas Maioninas em Juazeiro do Norte

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Férias no Ceará - Programação no interior do Estado!

PROGRAMAÇÃO NO INTERIOR DO ESTADO

Kid Abelha

Limoeiro do Norte 06/01
Iguatu 07/01
Camocim 09/01


Vanessa da Mata
Beberibe 13/01
Crato 14/01
Itapipoca 16/01

Jota Quest
Tauá 26/01
Tianguá 27/01
Sobral 28/01
Maracanaú 30/01

Nando Reis
Canoa Quebrada 20/01
Quixadá 21/01

Jorge Vercillo
Jericoacoara 15/01

Paralamas
Canindé 21/01
Brejo Santo 23/01


Biquini Cavadão
Juazeiro do Norte 03/02
Crateús 04/02

Skank
Caucaia 04/02
Quixeramobim 06

IX Semana de Geografia - URCA

O Centro Acadêmico com o apoio do Departamento de Geociências da Universidade Regional do Cariri (URCA), realiza de 31 de janeiro a 05 de fevereiro de 2011 a IX Semana de Geografia, que ocorrerá nas dependências da Universidade.



O evento abre a oportunidade de aperfeiçoar as maneiras de enxergar as complexidades que a Região Metropolitana do Cariri (RMC) está apresentando, na atual fase de mudanças.


O principal objetivo é poder fomentar o debate sobre a ciência geográfica entre membros diversos dos eixos propostos, além de fundamentar as investigações da Região Metropolitana do Cariri (RMC).

O estudo sobre este tema, de acordo com os organizadores, necessita ser referenciado no âmbito das instituições de nível superior da Região.


ATIVIDADES:

Inscrições 15/12/2010 a 28/01/2011

Inscrições de Trabalhos 15/12/2010 a 14/01/2011

Divulgação dos trabalhos aceitos 25/01/2011

Credenciamento 31/01/2011

Início do evento 31/01/2011
 
http://www.urca.br/portal/index.php/noticias-e-eventos/14-lista-de-noticias/1002-ix-semana-de-geografia-aborda-geografia-da-regiao-metropolitana-do-cariri-as-cidades-os-lugares-e-as-territorialidades