quarta-feira, 28 de março de 2012




Hora do Planeta 2012

Sábado, dia 31 de março, das 20h30 às 21h30. Apague as luzes e participe!

A Hora do Planeta, conhecida globalmente como Earth Hour, é um ato simbólico no qual todos são convidados a mostrar sua preocupação com o meio ambiente. É uma iniciativa mundial da Rede WWF.

Durante a Hora do Planeta, pessoas, empresas, comunidades e governo são convidados a apagar suas luzes pelo período de uma hora para demonstrar sus preocupação com a conservação da natureza.

Junte-se a este movimento!

sexta-feira, 16 de março de 2012

UFCA

O processo que trata da criação da Universidade Federal do Cariri (UFCA) encontra-se estacionado na Comissão de Educação e Cultura à espera do parecer do seu relator, deputado federal Ariosto Holanda. A notícia foi dada pelo professor aposentado da UFC, Renato Casimiro, em sua coluna do Portal de Juazeiro. Conforme acrescentou, não existe qualquer reunião ordinária agendada para os próximos dias e a preocupação é que contribua para demora na instalação oficial da futura universidade.

O professor Renato Casimiro lembrou que a Comissão de Educação e Cultura ainda é a segunda instância em termos de comissões técnicas na Câmara dos Deputados. Pela frente ainda haverá outras duas e os caririenses torcem por uma agilidade maior nas deliberações. A autorização visando criar a UFCA foi assinada pela presidente Dilma Rousseff no dia 16 de agosto de 2011 e, nesta sexta-feira, completa seis meses que ocorreu a solenidade em Brasília.

Recentemente, o Governo Federal anunciou corte de R$ 55 bilhões no Orçamento Geral da União quando surgiu a preocupação que a decisão viesse afetar o processo de criação da Universidade Federal do Cariri. Um dos entusiastas em torno do projeto da UFCA e atual reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Farias, se apressou em garantir que isso não iria ocorrer. Ele se reuniu com o Ministro da Educação e obteve do mesmo a garantia de que tudo iria prosseguir normalmente.

Se não houver contratempo, o professor Jesualdo Farias disse esperar a aprovação pelo Congresso Nacional até o fim desse primeiro semestre. Daí será levado para a sanção da presidente Dilma Rousseff, provavelmente em agosto ocorrendo o encaminhamento ao Ministério da Educação dos projetos ora em fase de elaboração. Uma das primeiras iniciativas será a ampliação do atual campus da UFC com sede em Juazeiro do Norte. De início, a UFCA deverá oferecer 20 cursos superiores, incluindo os campi de Crato, Icó e Brejo Santo.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Prêmio Centenário de Luiz Gonzaga

Abertas inscrições para Prêmio Centenário de Luiz Gonzaga


Estão abertas, até 19 de março de 2012, as inscrições para o Prêmio Centenário de Luiz Gonzaga. O objetivo do concurso é selecionar projetos de criação, produção e/ou difusão de obras, atividades ou produtos de cunho musical que homenageiem o músico e compositor Luiz Gonzaga (o “Rei do Baião”), no centenário de seu nascimento, que será comemorado durante todo o ano de 2012.


Podem participar do processo seletivo pessoas físicas (produtores, músicos ou representantes de grupos musicais) e pessoas jurídicas (empresas ou instituições privadas, com ou sem fins lucrativos, de natureza artística e/ou cultural).


O concurso será realizado em duas etapas, que abrangem a triagem dos projetos inscritos e, em seguida, a avaliação das propostas habilitadas durante a triagem. A comissão de seleção será composta por cinco profissionais de larga experiência na área da música. Todos os projetos que receberem premiação terão de ser realizados até o mês de dezembro deste ano.

Acesse aqui a ficha de inscrição e aqui o edital.
Atenção!
No dia 10 de fevereiro de 2012, foi publicada, no Diário Oficial da União, a  seguinte retificação: “… onde se lê: Edital Prêmio Centenário de Luiz Gonzaga leia-se: Edital Prêmio Funarte Centenário de Luiz Gonzaga.

Mais informaçõesCentro da Música da Funarte
Telefone: (21) 2279 8107

quinta-feira, 8 de março de 2012

O olhar de Verissimo sobre o BBB

Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço. A nova edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.
Dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB  é a pura e suprema banalização do sexo.
Luis Fernando Veríssimo
É cronista e escritor brasileiro
Impossível assistir ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros...todos na mesma casa, a casa dos “heróis”, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterossexuais. O BBB  é a realidade em busca do IBOPE. 

Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB . Ele prometeu um “zoológico humano divertido” . Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.

Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo. Eu gostaria de perguntar se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.

Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis? São esses nossos exemplos de heróis? Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros, profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores) , carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor e quase sempre são mal remunerados.

Heróis são milhares de brasileiros que sequer tem um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir, e conseguem sobreviver a isso todo dia.

Heróis são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna. Heróis são inúmeras pessoas, entidades sociais e beneficentes, Ongs, voluntários, igrejas e hospitais que se dedicam ao cuidado de carentes, doentes e necessitados .

Heróis são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada meses atrás pela própria Rede Globo.

O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral. São apenas pessoas que se prestam a comer, beber, tomar sol, fofocar, dormir e agir estupidamente para que, ao final do programa, o “escolhido” receba um milhão e meio de reais. E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!

Veja o que está por de tra$$$$$$$$$ $$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.

Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social, moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros? (Poderia ser feito mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores)

Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores. Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ir ao cinema...., estudar... , ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins... , telefonar para um amigo... , ·visitar os avós... , pescar..., brincar com as crianças... , namorar... ou simplesmente dormir. Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construído nossa sociedade.
 
Esta crônica está sendo divulgada pela internet a milhões de e-mails. (recebido por e'mail)